« Home | Marketing. » | The Sims - Quase perfeito! » | Vício. » | Screenshots. » | Porque as pessoas interessam-se por jogos? » | Games de Realidade Virtual » | Site Orgia de Michael Melamed » | Início. » | Monografia »

Resumo.

Ao ser apresentado o tema turismo como trabalho de conclusão de curso, pensamos em algo que pudesse interagir diretamente com o usuário, achamos interessante a idéia de fazer um simulacro onde envolvesse um mundo virtual, surgiu-se então a idéia do projeto; um simulador de férias, onde com base nos jogos do tipo The Sims o usuário tem a liberdade de criar um personagem que interage com o mundo virtual. Decidimos explorar esse ramo dos jogos que além de ser atrativo e interessante em diversos aspectos, é um ramo em ascensão.
Nossa pesquisa para a realização da monografia foi constituída em 3 tópicos principais, gerados da problemática "Como Gerar Público Consumidor dos Produtos de Turismo Através de um Jogo Online?".
O 1º tópico foi descobrir a funcionalidade dos jogos, o que desperta o interesse das pessoas nesse ramo. Através de pesquisas pudemos perceber que há varias formas de o usuário interagir com o jogo e que o atrai mais é a maneira que ele sente-se ao jogar, ao jogarem, várias emoções são desencadeadas, cada jogo desencadeia emoções, isso o faz mais ou menos atrativo. Esse tópico nos levou a um caminho interessante a ser descoberto que foi o vício em jogos.
O 2º tópico foi descobrir como os jogos que envolvem um mundo virtual como The Sims fazem sucesso. Essas pesquisas nos levaram a crer que muitos utilizam os jogos como válvulas de escape e no mundo virtual eles podem ser quem eles querem ser e fazer coisas que no mundo real não seria possível. O entrevistado João Carlos Alves tem uma percepção bem particular do mundo dos jogos, um jogo de violência como GTA não apresenta só o aspecto violento, seus gráficos sedutores e critica social estão presentes. A liberdade do mundo virtual é intensa tem sempre algo a mais a ser explorado.
O 3º tópico foi uma pesquisa no consumo online, mas precisamente dos Advergames, como é sua atuação e funcionamento. As pesquisas mostram que há várias formas de se publicar um Advergame e que seu mercado é bem promissor. Para isso é preciso primeiramente ter uma mensagem a ser transmitida, um meio pelo qual essa mensagem será transmitida e por fim o investimento a ser utilizado.